Qual o tempo de vida útil do pneu? Confira qual a durabilidade do material e as principais dicas para prolongar a troca dos pneus de seu veículo!
O pneu é uma parte especialmente importante do carro, o único que tem contato direto com o pavimento. Embora ter pneus adequados e bem conservados seja a maneira mais fácil de melhorar a segurança na direção, muitos mal-entendidos e mitos se espalharam em torno deles. Sem dúvida, uma das questões mais problemáticas é a durabilidade máxima do pneu, ou seja, o período de uso seguro e a influência do envelhecimento do produto em suas chances de falhar.
A questão da durabilidade dos pneus continua a suscitar muitas questões entre os condutores. Aqui nesta página você pode conferir mais sobre esse assunto:
Conteúdo
Qual o tempo de vida útil do pneu?
Infelizmente, não é possível determinar exatamente qual é a vida útil do pneu de carro. O período de uso máximo – e ao mesmo tempo, a quilometragem máxima possível – é determinado por diversos fatores que influenciam o desgaste dos pneus.
Um dos principais parâmetros é, obviamente, a idade do pneu. Ao ir a uma loja de pneus em Goiânia ou acessar informações nos sites das fabricantes, você será informado de que a durabilidade do pneu é em média 10 anos a contar da data de fabricação.
No entanto, tenha em mente que a data de fabricação não é tudo. Outros aspectos importantes são as condições da estrada, ou seja, a frequência com que uma roda tem que lidar com perigos das cidades, como seções de cascalho, pedras afiadas, buracos, redutores de velocidade ou meio-fio. Os hábitos particulares de cada motorista também são de grande importância.
O processo de desgaste dos pneus é agravado por sobrecargas e acelerações repentinas, travagens de emergência e condução não adequada às condições da estrada.
Outros aspectos menos óbvios, como o clima, também têm grande impacto. A exposição dos pneus a temperaturas extremas (altas ou baixas), luz solar, chuva, neve ou gelo pode reduzir significativamente a vida útil do pneu. O contato imprevisto dos pneus com produtos químicos como óleo ou graxa também pode causar deterioração.
É claro que a vida útil do pneu, também pode ser aumentada ou diminuída dependendo da atitude do usuário em questões como a manutenção padrão dos pneus (ajuste de pressão, balanceamento adequado, verificações periódicas), além disso, pode variar de carro, motos, motos elétricas e modelos diferentes.
Ao comprar pneu novo, infelizmente é impossível prever com precisão sua vida útil. No entanto, existem algumas “datas de término” na vida útil de cada marca de pneu possui e várias maneiras fáceis de avaliar se eles ainda estão em boas condições de uso.
Qual é a distância máxima que os pneus podem percorrer?
“Quantos quilômetros podem ser percorridos com um determinado pneu?”: Esta é uma pergunta típica feita por motoristas em oficinas de pneus. Isso é o mesmo que tentar estimar a vida útil do pneu, esse tipo de divagação não tem sentido.
Se o pneu tiver menos de 10 anos e nossas inspeções não revelarem defeitos ou danos ao pneu, podemos dirigir com confiança, pois, como mencionado, tudo vai depender dos hábitos de condução, tipo de estrada percorrida com regularidade, manutenção, entre outros.
Para nossa própria segurança, é essencial verificar os pneus com frequência. É melhor fazer a verificação uma vez por mês e antes de cada viagem. Deixando de lado o prazo de validade dos pneus, que possível deterioração devemos procurar durante uma inspeção de rotina?
- Um piso muito raso.
- Desgaste irregular da banda de rodagem.
- A presença de elementos estranhos e indesejáveis na borracha (pedras ou pregos).
- Áreas danificadas (pneus rachados, deformados).
- Vestígios de danos na válvula.
As sensações facilmente percebidas durante a condução também são muito importantes, ou seja, qualquer vibração indesejável, “batida” ou outros distúrbios durante a condução podem indicar desgaste excessivo ou danos nos pneus.
A vida útil do pneu é bastante imprevisível. De qualquer forma, é preciso saber que pode ser prolongada por meio de manutenção adequada, inspeção e atenção aos detalhes.