CBOT2016

Portal de Saúde e Empreendedor

Sonda nasogástrica e nasoenteral: qual a diferença?

Você conhece a diferença entre a sonda nasogástrica e a nasoenteral? A palavra “naso” representa a região do nariz, ou seja, ambas as sondas são colocadas pelo nariz para cumprirem seus objetivos.

Apesar de ambas serem sondas inseridas pela região nasal, e terem o mesmo objetivo, elas se diferenciam em suas características e também nas localidades em que são utilizadas.

Depositphotos 109797468 S

O profissional da área de saúde deve conhecer as diferenças entre elas para que possa realizar o procedimento corretamente e possibilitar que o paciente receba sua alimentação corretamente via sonda.

A seguir, vamos conferir as diferenças entre a sonda nasogástrica e a sonda nasoenteral e quando elas podem ser usadas.

Sonda nasogástrica

A sonda nasogástrica está entre as principais opções disponíveis na medicina. O procedimento de inserção do tubo é feito pela narina do paciente e se posiciona na região do estômago.

Sonda nasogástrica

Essa sonda não possui um fio-guia e também não exige um exame de raio X para poder localizar onde ele está posicionado.

O profissional responsável por realizar o procedimento de colocar a sonda é o enfermeiro, que costuma acompanhar o paciente a todo momento. Após inserida a sonda, a manutenção e os demais cuidados com o paciente ficam de responsabilidade do técnico de enfermagem.

Ela pode ser usada para várias finalidades, sendo utilizada ou como uma sonda nasogástrica aberta ou fechada.

  • Aberta: responsável por realizar a drenagem de líquidos intragástricos – como a bílis, sanguinolento vivo, a junção de bile e sangue (que é conhecida na área hospitalar como “borra de café”), intoxicação com alguma substância, etc.
  • Fechada: responsável por auxiliar na alimentação do paciente.

Quando é usada

A sonda nasogástrica pode ser usada para a realização da lavagem gástrica, seja para preparar o paciente para uma cirurgia, para a realização de exames, parar hemorragias na região do estômago ou do esôfago, drenagem de conteúdo gástrico excessivo e, claro, pode ser utilizada para auxiliar na nutrição do paciente por meio de uma alimentação à base de fórmulas.

Depositphotos 109798178 S

Sonda nasoenteral

A sonda nasoenteral também é uma sonda que é inserida pela narina do paciente, como explicamos brevemente acima. Ela é inserida até a região do estômago, no sentido pré-pilórico ou no sentido pós-pilórico que é na região do intestino.

Diferente da sonda nasogástrica, a nasoenteral possui o fio-guia e precisa do raio X para ter certeza se está na posição correta. Possui um radiológico e também possui um sistema de fechamento exclusivo.

Esse tipo de sonda possui apenas uma função, que é a alimentação do paciente – oferecendo os nutrientes necessários, seguindo a nutrição enteral. Essa alimentação é líquida.

Observação: em alguns hospitais, a sonda nasoenteral também pode ser utilizada para realizar drenagens.

Assim como é com a sonda nasogástrica, a nasoenteral só deve ser introduzida pelo enfermeiro – que é o responsável por essa tarefa. Após a introdução da sonda, deve ser feito o exame de raio X para confirmação se está no devido lugar e, só assim, passar a liberar a dieta do paciente.

Quando é usada

A sonda nasoenteral pode ser usada em pacientes que já estão há um longo período de tempo internados no hospital ou que, por algum motivo, não conseguem realizar uma alimentação adequada via oral (comida sólida e consumindo os nutrientes necessários).

Pacientes que possam estar em internação domiciliar também podem fazer o uso da sonda nasoenteral, seguindo os cuidados corretos e com o auxílio de um enfermeiro.

Sua utilização fica mais focada na alimentação do paciente, sendo seu principal objetivo.

Conclusão

Depositphotos 71002415 S

Independente de qual das sondas for utilizada, é preciso saber realizar o procedimento corretamente para evitar complicações para o paciente, como náuseas, infecções, perfurações no sistema digestivo, dentre outros. 

Essas complicações podem ocorrer por conta de negligência do profissional, por isso é tão importante realizar o procedimento com cuidado e sendo feito apenas pelas mãos do enfermeiro responsável.

Sonda nasogástrica e nasoenteral: qual a diferença?
Rolar para o topo